Voltar para a página inicial
   
       
 
 
 
 

A Filosofia do Três Oitos

A arte de viver é também a arte de administrar o tempo. Quando aprendemos esta importante arte, conseguimos trabalhar, criar, produzir e reservar tempo para relaxar e apreciar momentos de lazer e alegria em nossa vida diária e, ainda, dar ao nosso corpo e à nossa mente as necessárias horas de sono.

A Filosofia dos Três Oitos resultou de vários estudos da Organização Mundial de Saúde em cooperação com países da Europa Ocidental, na busca de uma política de Saúde Pública de prevenção do esgotamento físico e mental, impostos pelo ritmo de vida moderno e pressões do sistema econômico e empresarial atual, e que contribuem para uma alta incidência de doenças, tais como: problemas cardíacos, neurose ocupacional (causada por ambiente de trabalho hostil ou absorvente), hipertensão arterial, derrames cerebrais, etc.

Os Três Oitos representam a divisão do dia de vinte e quatro horas em três períodos de atividade: oito horas para o trabalho, oito horas para o lazer, oito horas para o sono. As oito horas de trabalho podem ser intercaladas com um intervalo de três horas para descanso e lazer no meio do dia, ficando as outras cinco horas de lazer para o final da jornada de trabalho. Ou ainda, o sono pode ser dividido em sete horas de sono noturno e uma soneca de uma hora durante o dia.

Mas o que entendemos por lazer? São aquelas horas do dia em que você relaxa e faz alguma coisa que lhe traz prazer, alegria ou distração, tais como: um passeio tranqüilo apreciando a paisagem, ouvir música, ler um livro ou uma revista, conversar com familiares, amigos ou colegas (de assuntos que não sejam ligados ao trabalho), ir ao cinema ou assistir seu programa de televisão favorito, praticar esportes ou fazer ginástica, não fazer nada, etc.

Tanto o lazer diário quanto o sono, são fundamentais para o equilíbrio psicológico (mental e emocional) e para a boa saúde. Estudos recentes demonstram que esses momentos diários são indispensáveis para o bom desempenho profissional e para a criatividade também. O bom senso recomenda que o paciente com Esclerose Lateral Amiotrófica adote esta Filosofia dos Três Oitos, para evitar a sobrecarga do estresse que pode prejudicar seu tratamento, drenando suas forças.



DRA. GRAÇA MARQUES
(Presidente do NACAPAN, instituição fiilantrópica que trabalha para promover Educação que Salva Vidas)


Voltar

 
     
 
Site Tudo Sobre Ela
Copyright © 2001 - - ABrELA e IMG Content. Todos os direitos reservados.