Voltar para a página inicial
   
       
 
 
 
 
Classificação doenças neurônios motores

Que tipos de neurônios a ELA costuma comprometer?
Existem doenças que afetam apenas o Neurônio Motor Superior (NMS) e apenas os Neurônios Motores Inferiores (NMI). No caso da Esclerose Lateral Amiotrófica, afeta tanto os neurônios motores superiores quanto os inferiores. Mas é muito importante que o médico exclua a possibilidade dessas doenças antes de realizar um diagnóstico de confirmação de ELA.

Quais são essas doenças?
A Paralisia Bulbar Progressiva, a Atrofia Muscular Progressiva e a Esclerose Lateral Primária.

Quais são as características da Paralisia Bulbar Progressiva?
Esta doença é caracterizada pela lesão do neurônio motor inferior dos nervos cranianos que afetam a região bulbar. Como consequência, a fala com pronúncia ininteligível e a comunicação se deterioram rapidamente. Além disso, a deglutição torna-se difícil, aumentando o risco de engasgo e acúmulo de saliva.
Apesar da maioria das pessoas permanecerem móveis no final, eventualmente os músculos dos ombros e dos membros superiores são afetados.

Quais são as características da Atrofia Muscular Progressiva?
Este tipo de doença tem mais probabilidade de afetar o NMI. A progressão é mais lenta, iniciando com fasciculação, fraqueza e debilidade nas mãos, movendo-se para os braços, ombros e pernas. O início pode ser em qualquer idade, mas a sobrevida para a maioria dos pacientes é maior que 5 anos. Há casos de sobrevida maior ou igual a 25 anos.

Quais são as características da Esclerose Lateral Primária?
Este tipo de esclerose atinge o NMS. Surge, aproximadamente, na idade de 50 anos, e é duas vezes mais comum em homens do que mulheres. Os sintomas iniciais incluem espasticidade, hiperreflexia, disartria, disfagia e labilidade emocional.

Nomenclatura
Classificação / tipos de ELA
Doenças semelhantes
 

Voltar

 
     
 
Site Tudo Sobre Ela
Copyright © 2001 - - ABrELA e IMG Content. Todos os direitos reservados.